quarta-feira, 5 de junho de 2013

PAPEL DE GENTE: UM ABRAÇO AFETIVO



 
 
          SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES promove mais um Entardecer Cultural.

         Nesta quarta-feira, 22/05, na Biblioteca Pública Municipal Vereador Rolindo Casagrande, aconteceu mais uma contação de histórias.
          A secretária de Educação, Seila Ribeiro fez a abertura para um público diversificado, de todas as faixas etárias, falando da importância de se desenvolver, cada vez mais, o hábito e o gosto pela leitura.

Desta vez a escritora Maria Helena Bazzo, primeiramente, falou de sua relação afetiva com a leitura e escrita; relações essa que vemos transbordar nas entrelinhas de suas histórias, pulsando o coraçãozinho do pequeno leitor.

            Em sua fala ela ressalta a importância de se compreender que a literatura possui capacidade agregadora de valores e identificações e que os processos de aquisição de leitura e escrita não são neutros enquanto formas de produção do conhecimento.

            Ainda, enfatiza que a literatura é o primeiro contato que se tem com a arte; a literatura é responsável pela formação do leitor sensível; o potencial do leitor não está apenas na decodificação da língua, mas, além do livro; a leitura e a produção literária deve acontecer na escola e fora dela; que o processo de apropriação de leitura e escrita acontece quando se utiliza o texto como unidade de sentido.

            A história de uma vovó que tão bem sabe acolher, personagem de seu livro Papel de Gente, foi contada pela escritora. Entre cortes e recortes, dobras e dobraduras, os múltiplos desdobramentos em bocas que contavam e olhinhos que brilhavam.

Ao final, ficou comprovado que entre uma mão e outra cabe o abraço: afetivo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário